Foi quando se mudou para o Rio de Janeiro que, Roberto foi apresentado ao novo estilo musical da época, o Rock n Roll. Nessa época, ele e alguns amigos, incluindo Tim Maia e Erasmo Carlos, formaram uma banda com o nome de “The Snakes”.
A banda não durou muito tempo, mas a parceria com Erasmo sim. Com apoio da gravadora CBS, eles começaram a gravar exclusivamente para o público jovem. Foi nessa época que a dupla escreveu clássicos como “É proibido fumar”, "Splish Splash" e "O Calhambeque”. Isso os levou a apresentar um dos programas dominicais mais famosos da história da televisão, o Jovem Guarda.
Com a cantora Wanderléia, eles eram a representação da Beatlemania brasileira, símbolo de uma geração. Roberto chegou inclusive a lançar dois filmes, "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora”, na década de 60. Apesar de ser um começo estrondoso, a carreira do cantor tornou-se cada vez maior a partir deste ponto.
Nos anos 70, a Jovem Guarda perdeu força para novos movimentos musicais. Roberto amadureceu musicalmente, passando a cantar músicas românticas para o público adulto. São deste momento, as músicas mais famosas de sua carreira. "Detalhes", "Emoções" e "Força Estranha" são uma das músicas mais tocadas do país.
Na década de 80, ele já era o cantor mais famoso do Brasil. Além de ter feito diversas turnês internacionais, também lançou canções em espanhol, inglês, italiano e francês. Roberto é um dos cantores que mais lançou disco no país, chegando a gravar um álbum por ano, durante décadas.
O sucesso do cantor é tão estrondoso, que na década de 90, ele conseguiu superar as vendagens dos Beatles na América Latina. Além dos temas românticos, as letras de música do Roberto Carlos também passaram a ser com temática mais religiosa. “Nossa Senhora” foi uma música que emocionou fãs de várias idades.
A carreira de Roberto estacionou por um tempo quando sua esposa, Maria Rita, faleceu de câncer em 1999. Após uma pausa de quase 4 anos, ele voltou com o álbum “Pra Sempre”, com canções originais e algumas regravações.
Em 2009, na comemoração de 50 anos de carreira, Roberto fez uma longa turnê. Embora ele ainda esteja de luto pela morte de sua mãe, Lady Laura, todos esperam sua tradicional apresentação de final de ano na Rede Globo.
A História de Roberto Carlos publicado 17/09/2010 por Andre Junior em http://www.webartigos.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/47446/1/A-Historia-de-Roberto-Carlos/pagina1.html#ixzz1K9zOiBZK