IPIRÁ NA DÉCADA DE 30 (praça da Bandeira) |
IPIRÁ DE HOJE (praça da Bandeira) |
Ipirá,Ipirá,Ipirá
minha linda cidade altaneira.
A cidade Ipirá completa 156 anos.Muitas histórias foram contadas ao longo dos tempos.Desde o ano de 1855,quando a cidade de Ipirá passou a caminhar com suas próprias"pernas",conseguindo assim o mérito de começar a contar a sua própria história.
O nosso município já não é mais o mesmo de ontem,cresceu de tal forma,que o passado só poderá ser contado por alguns de seus filhos que ainda tem na memória os bons tempos de outrora vividos por esse velho e bom Camisão.
Muitos causos que contam e outros que tive o prazer de acompanhar ao longo da minha vida,nesta terra onde nasci,cresci e vivo até hoje.Alguns deles ainda lembro como se fosse hoje:
Quem não lembra do tradicional queima de judas,onde antes era relatado no testamento,os linguarudos de Ipirá;os cachaceiros;os velhacos;os namoradores e muitos outros.Os velhos bate- papos na esquina da av. Cesar Cabral,os tradicionais bares de: Nitinho,Ibirapuera,bar Caboronga,bar Maringá e outros ,onde se colocavam as histórias em dia e assistíamos pela tv os jogos,o velho dominó em frente ao Banco do Brasil,algumas personalidades como:Dona Maria do churrasco,dona Enedina do acarajé,Gerson da pipoca ,com seu carrinho de pipoca,onde as pessoas faziam filas esperando a pipoca quentinha.Algumas figuras exóticas que andavam pelas ruas de Ipirá perambulando,mas tinham o respeito do povo,como:Mané rádio,Julho pé de rôdo,Loló,Luça pau e Damião,onde as pessoas contam que tinha boas condições de vida e abandonou tudo para viver como mendigo.
Por aqui surgiram muita gente boa que levam o nome de Ipirá para o mundo,como:Freitas,ex jogador de futebol e hoje treinador,Zé Carlos,Raimundo Sodré,o mestre Paraíba do acordeon,o acadêmico Joaci góes,o jornalista Carlos Henrique e muitos outros.
São muitas histórias que essa terra tem pra contar e outras que acontecerão no decorrer de sua vida,pois faltaria tempo para relata-las.
A cidade de Ipirá agradece aos seus filhos ilustres,aos anônimos, aos que foram,os que estão entre nós e os que virão,para um dia fazer e contar a sua história.
Parabéns Ipirá por seus 156 anos de luta e história !
Nenhum comentário:
Postar um comentário